Publicado por: pjmba | janeiro 22, 2015

Projeto C.E.D. Do MPM em Salvador

Projeto C.E.D. Do MPM em Salvador.
Gatos do Gpt. Fuzileiros Navais de Salvador

Na data de hoje, iniciamos o projeto de C.E.D. (Captura, esterilização e devolução) de animais ( gatos e cachorros)  em unidades militares.  Após recomendação expedida ano passado sobre tratamento a animais existentes em quartéis, em que nos dispusemos a auxiliar as OM nesse procedimento, o realizamos no Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador.

O Comandante da OM, CF Paulo Roberto apoiou a ação em sua OM, providenciando local, material de consumo e pessoal de apoio. O MPM conseguiu a atuação de veterinária civil, equipamento cirúrgico  e, junto ao 6oBPE, obteve a designação, pelo seu Comandante, Ten Cel Átilla, de veterinária militar que já se dispusera a apoiar a realização.

Inicialmente foram capturados e castrados três felinos. A idéia, pelas dificuldades de captura, é o contato após as próximas capturas para castração gradual até realizarmos em todos os felinos da OM. Há pelo menos mais duas OM que já  manifestaram interesse quanto a gatos e cachorros.

O C.E.D. É considerado pelos especialistas como o único procedimento eficiente de controle de colônias felinas, vez que a adoção responsável ( de gato castrado e mantido sem acesso à rua) não dá conta do número de animais em nossas cidades. Esterilizados todos os gatos de uma colônia, além de deixarem de se reproduzir, eles impedem a entrada de novos animais, por não terem  mais motivo para tolerá-los, evitando o aumento do número de animais no local. A simples alimentaçao de gatos de rua ñão é a solução adequada, se não for feito o C.E.D.

Agradecemos às instituições e pessoas citadas e reiteramos que estamos disponíveis, na Procuradoria de Justiça Militar em Salvador para implementação desse projeto em outras OMs.
PJM Salvador: pjmba@mpm.mp.br.  Tel: 71 33626126.
gato editIMG_20150122_101754674IMG_20150122_105957812

Anúncios

Responses

  1. Belíssima iniciativa, parabéns!!!

  2. Ótima idéia a castração de animais de rua, vamos evitar de gatos e cachorros em excesso e com o apóio do EB, a iniciativa deve ter sido de pelo êxito. Parabéns a Dra. Fernanda, veterinária e Dr. Adriano que foram os idealizadores desse serviço de UTILIDADE PÚBLICA!!!
    J.Luiz.-Brasília.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: