Publicado por: pjmba | junho 3, 2013

Símbolo do Ministério Público Militar

simbolo-mpm

O símbolo do Ministério Público Militar foi definido em novembro de 2008, após pleito do qual participaram os integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça Militar. A portaria que estabelece sua adoção, nº 362/PGJM, data de 19 de novembro de 2008. Antes da elaboração da arte final, como determinava a portaria, foram realizadas discussões, por meio da internet, na qual foram discutidos e implementados ajustes no símbolo escolhido que resultaram na adoção das ameias do castro, em lugar da figura completa, e no uso dos louros, além de outros detalhes.

O símbolo do MPM é formado por um campo de gules (vermelho) redondo, cor heráldica do Ministério Público, envolto por folhas de louros – tradicionalmente usadas nos símbolos do Ministério Público brasileiro – ,sobre o qual estão as seguintes figuras:

– a espada rapier, de duelo, simbolizando o dominus litis;

– a balança, o custos legis;

– o castro, representado aqui por suas ameias, significando a atuação ministerial na Justiça Militar;

– a constelação do Cruzeiro do Sul com a estrela Intrometida à esquerda, representando o Brasil e o caráter federal de nossa instituição (como se fosse vista por um observador externo ao globo celeste e como aparece na Bandeira do Brasil).

Em linguagem heráldica, o  brasão do MPM é assim descrito: escudo redondo, tendo em campo de gules a espada Rapier e a balança, em ouro, e as ameias do castro em prata, entrelaçadas, inscritos na Constelação do Cruzeiro do Sul, em prata, invertida, tal como representada na Bandeira Brasileira.

O símbolo foi concebido pelo promotor Adriano Alves Marreiros e sua arte final foi elaborada pela designer Alessandra Pereira da ASCOM do MPM, considerando sugestões de ajustes vindas de membros de todo o Brasil.

Anúncios

Responses

  1. Prezado Dr Adriano A. Marreiros
    Parabéns pela escolha do símbolo que define muito bem a função do MP. Também espelha o seu conhecimento de heráldica e seu bom gosto.
    Transmita o meu parabéns à Sra Alessandra Pereira pelo seu trabalho.

    Um forte abraço.

    Ten Cel MARCELO SILVA DA COSTA


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: